Amigos, todos os que nos rodeiam, que se preocupam com nós, nos ouvem, guardam silencio e nos respeitam o coração.
Podem sêr de fresca data, ou até mais antigos, mas acima de tudo devem merecer a nossa confiança.
Não devemos confundir amigos com conhecidos, coisa muito frequente hoje em dia.
No amigo depositamos as nossas fraquezas, as nossas magoas, tristezas, e, coisas também boas que a nossa vida vai tendo, porque não!.
Sempre precisamos de um ombro amigo, numa palavra que sabemos amiga, de um confidente. Ele é o nosso confessionário, ele é o nosso psicanalista por amor.
Pessoas há, e são muitas que vão até um consultório medico, fazer psicanálise, mas pagam para isso, ou não seja o médico um profissional preparado para escutar, escutar, escutar pacientemente.
Num amigo, fazemos exactamente o mesmo, só que não havendo dinheiro neste processo, terá que haver forçosamente ...... Amor!!!.
Para que servem os amigos???? Os amigos de verdade?
São o nosso refugio, os nossos confidentes, os nossos conselheiros......em momentos de nossa vida quer sejam maus, ou bons. Deles só esperamos amizade pura, sincera, desinteressada, a troco de nada, que não seja....... amizade, só amizade e porque não amor?.
Quando falamos para um amigo, e, desabafamos, sendo que as vezes nos convertemos nuns tagarelas incorrigíveis, ou mesmo piegas, e esses amigos nos ouvem, estamos a fazer psicanálise com amor, com amizade, porque confiamos, ou ele(a) não seja nosso amigo.
Um amigo, não critica...... compreende!!
Um amigo não condena..... tolera!!
Um amigo não abandona...... acompanha-nos!!.
Eles são insubstituíveis, e não há nenhum medico psicanalista que os substitua.
O amigo chora ao lado do infortúnio alheio.
O amigo sorri ao lado da alegria alheia.
A pior da traição, talvez esteja no segredo, no desabafo incontido que ele escutou e logo comentou com mais alguém. Traiu!!!. É horrível.
Ao falarmos de nós a alguém, praticamos psicanálise, libertamos nossas dores, nossas duvidas, esperançados num cochicho, ou opinião que nos possam dar orientação.
O amigo é o nosso porto de abrigo, é aquele que sabemos estar a espera de nós para nos estender
as mãos, ajudar a levantar, ajudar a enxergar mais além...... é nosso amigo.
A ele se pede companheirismo, soliriedade, e voto de silencio. É um amigo.
Os amigos, são a anti-tese dos psicanalistas, são aqueles que mesmo não sendo doutores, são-no mais que isso ......... são amigos mesmo!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário