Acerca de mim.....

A minha foto
Cristão, oriundo de uma família conservadora, praticante e de valores religiosos. Sou crente, temente a Deus, pecador, observador do fenómeno divino!. Respeito as opções de cada um, não faço diferença de crenças, e partilho a fé na diversidade de valores cristãos. Pratico a humildade, a solidariedade,e a fraternidade, dou a face se tiver que ser, dou a camisa do corpo ao irmão carente. Sou solidario, e com uma visão da vida muito pessoal, procurando ser sempre respeitador, e não violador de consciências, ou das dignidades. Nao quero ferir ninguém, tão sómente ser justo, correcto, e sensível no que penso, como escrevo, e como me dirijo as pessoas, como inter-actuo com elas. Não faço da vida um problema, e não faço do meu amor-proprio o centro do universo. Tenho a consciencia que não estou só neste mundo, e que todos são meus irmãos em Deus. Faço deste espaço, o meu ponto de encontro, de ideias, pensamentos, dúvidas, procurando sempre têr a minha alma gemea falando comigo. Não temo a critica, não tenho a pretensão de sêr dono da verdade, pelo contrário, expresso sentimentos, opiniões, e trabalho essencialmente os afectos, que me são tão caros. (mikeaf.antonio@hotmail.com)

PENSAMENTOS, REFLEXÕES,VERDADES....

"CULTURA É TUDO AQUILO QUE FICA DEPOIS DE TERMOS ESQUECIDO TUDO AQUILO QUE APRENDEMOS"

******************

Tenhamos a certeza que o amor não se entende, nem se percebe, nem se explica, nem se critica........
vive-se, porque das suas razões (do amor...), só Deus e nós dois sabemos, e, podemos avaliar dos seus
fundamentos!!!

******************

(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*) " VIVER, E NÃO TÊR A VERGONHA DE SÊR FELIZ!!!! " (*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)(*)
/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/ "UMA MULHER DEVE CORAR ATÉ AO FIM DE SEUS DIAS" /*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/*/

*******************

" LEMBRAR É FÁCIL PARA QUEM TEM MEMÓRIA, ESQUECER É DIFICIL PARA QUEM TEM CORAÇÃO!!!

*******************

QUANDO VOCE É FELIZ O TRABALHO TE DÁ PRAZER. MAS QUANDO O TRABALHO TE DEIXA FELIZ É UMA FUGA DA INFELICIDADE . . . . . . . . (Jorge J. Matinz)

*******************

“ ... somos feitos de nossos sentimentos mais profundos; almas como as nossas necessitam de exageros para viver!!!! ”

Obrigado Kássya.

_____________________________________________________________________________


**************************** NOTA AOS LEITORES ****************************
A TODOS OS MEUS LEITORES MUITO OBRIGADO PELO VOSSO ACESSO.
É GRATIFICANTE SENTIR ESSA RECOMPENSA.TUDO O QUE ESCREVO É DO CORAÇÃO, PURO, GENUINO, SEM HIPOCRISIA OU CINISMO, SÓ O AMOR, A PAIXÃO DE VIVER ME ANIMA, ME DÁ ESTE GOSTO DE PASSAR AOS OUTROS OS MEUS SENTIMENTOS, AFECTOS, AMARGOS DE VIDA, NUMA PARTILHA QUE QUERIA SAUDAVEL, E JUSTA.SEI QUE VOU AO ENCONTRO DE MUITOS CORAÇÕES MAGOADOS, TRISTES, DESILUDIDOS, E EU COMO SER HUMANO COMUM, NAO FUJO À REGRA.PODEM SE ASSIM O ENTENDEREM ADICIONAR SEU ENDEREÇO NO MEU MSN.QUERIA TAMBEM CHAMAR A VOSSA ATENÇÃO PARA O FACTO DE EU ESCREVER OUTRO BLOG, TAMBEM ELE DE AMOR, E AFECTOS DO CORAÇÃO, QUE SE CHAMA

------- >>>>>>> mongeporamor.blogspot.com
(basta clicar no icone à esquerda, canto superior)


PARA ACEDER A ESSE BLOG BASTARÁ CLICAR EM CIMA DA IMAGEM QUE SE ENCONTRA NO TOPO DO LADO ESQUERDO DO VOSSO ECRÃ.GRATO PELA VOSSA AMIZADE.
_______________________________________________________________________________________

Meu Nick's Preferidos que uso: farolluminoso / estreladamanhã


Tradutor / Translate

TE AMAREEEE.....

...........................................O Amor é eterno, divino e sem pecado, porque amar é o destino e desafio de todos nós, e só o preconceito tende a anular a essência com que fomos criados.... AMOR!!! Quem ama não peca!!!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Ciúme, Amar, Posse do Outro!!!.


Ciúme, uma doença esquizofrénica? ou o medo de se perder o que se ama?
Insegurança? falta de confiança em si? ou a tendência para nos tornarmos "donos" do outro? Egoísmo?
Sim, o ciúme, qual argamassa do amor, é para muitos uma inconveniência, para outros prova de amor.
Diríamos que sem ciúme não haverá amor, será?, ou para amarmos temos que sentir ciúme?
É bom sentir ciúme? ou será bom sentir que o outro tem ciúme?.
Tenho para mim, que, o ciúme é necessário ao amor, mas no q.b. para não ferir mortalmente o amor.
Enquanto essa sensação a que chamamos ciúme, tiver a dimensão do aproximar dos corpos, as pessoas, e as fizer sentirem-se necessárias uma a outra, poderemos dizer que é a argamassa que fortifica o amor, porque cria o ímpeto necessário à união, ou melhor, à busca dela.
Neste pormenor, esse sentimento mais do que uma insegurança, poderá ser entendido como um "querer" o outro intensamente, quase como que só para ele, desejar que o outro esteja afim dele unicamente, não querendo com isso ser condicionante de livres comportamentos mútuos.
Direi, que o ciúme será uma forma intensa, de viver o outro que se ama. Aqui o ciúme é amor!.
É bom sentir ciúme nestas circunstancias, porque por vezes sentimos que se a quem amamos não conseguimos provocar ciúmes, quase pensamos que não somos atractivos o suficiente para provocar ciúme.
Se isto assim acontece, sentimos amor, sentimos "posse" do outro, como de algo nosso se tratasse.
Quando esse sentimento ultrapassa as ditas "normas", costumamos chamar-lhe de ciúme doentio, ou possessivo.
Falamos de amor? Não, seguramente não.
Neste caso, falamos da pior forma de relacionamento, da forma mais complexa de afirmar que amamos, e sentir que não somos suficientemente convincentes para conquistar a outra nossa metade.
Com um ciúme assim, possessivo, doentio, e até castrante, tudo o que fazemos é antes de mais penalizar a quem amamos, infligindo-lhe dor, e a sensação de mal estar, quase tortura na sua pior forma..... a psicológica!!!.
Estamos a amar? claro que não!. Estamos a controlar, isso sim, tudo no outro ser pretensamente amado.
Projectamos nesse sentimento, toda a nossa incapacidade para compreender a natureza humana do outro, as suas necessidades de comunicar, de criar empatias que não traições, como sempre são vistas aos olhos dos ciúmentos fundamentalistas.
Não olhar para..., não falar para..., não sorrir para..., é amar? Duvido que o seja, mas afirmo, isso sim, que é castrar!.
Quando se castra alguém nos seus afectos, na sua liberdade, estamos a "matar" o amor, que sempre deve estar assente na liberdade de optar, de forma a que nunca sejamos reféns de coisa alguma a não ser do facto de amarmos e ser-mos amados conscientemente.
Quando queremos nos tornar guardiões, policias do outro ser amado, e quando levamos isso ao incomodo da tortura, quando queremos ser censores das palavras, olhares, e sorrisos, como querendo ser os aferidores de quem e para quem devem ser dirigidos os comportamentos, penso que estamos a ser antes de mais carrascos, e não amantes.

Amar o outro é cuidar dele!!!. Cuidar é um acto de amor, que fortifica diariamente a relação, e a torna duradoura.

O ciúme doentio, é a "morte" anunciada, de uma relação, que não tem nada para vingar.
Resumindo, diria que enquanto o ciúme não limitar a liberdade do ser amado, é bem vindo, e faz bem ao nosso Ego, ao nosso coração, porquanto solidifica a união, fazendo-nos mais queridos um do outro. A isto eu chamaria.... "posse" do coração, virtude do "cuidar" do outro, ama-lo, querer-lo!.
Mas, se permitimos que esse ciúme se torne num "monstro" que tudo "devora" até os nossos corações, projectando a desconfiança absurda, mesquinha, e o querer a "posse" ditatorial, como por decreto do ser amado... eu chamaria a isso tirania, despotismo, falta de amor, e se calhar mais do que querer amar, será querer torturar o outro ser, como querendo castiga-lo pelo pecado de alguma vez nos ter dito que nos amava!!!. Quase me apetece dizer, que os ciumentos doentios, detestam o amor, e confundem-no com serem donos de tudo o que mexe, ou mesmo de tudo o que tem a capacidade de pensar.
São os antípodas do amor.
Sejam felizes, não se cansem do amor, deixem que ele vos embriague, vos tome os corações, vos enlouqueça docemente, e faça com que tudo nas vossas vidas seja razão para estarem vivos!.
Se nisso houver ciúme q.b., é um tonificante, e não se cansem de cuidar do ser amado, dando tudo, inventando tudo, que nunca será demais para ter "posse" do coração do outro.!

Sem comentários: