Sentir culpa, têr a noção de que algo não deveria têr acontecido.
Remorsos, a cruz dos arrependidos, o martírio dos que ofendem.
Nos remorsos encontramos a auto-flagelação do corpo, a tortura da alma, a vontade de obter perdão.... seja de que forma fôr.
Remorsos, é o estado de espírito recalcado, a vontade de fazer recuar o tempo, recuar nos nossos actos, engolir palavras malditas, apagar gestos irreflectidos..... são os remorsos.
Remorsos são como que o "anti-Cristo" do coração, do amor.... são o sentimento mais negativo que um sêr humano pode sentir.
Não há forma de o rebater, mesmo que nos desfaçamos em milhões de perdões, desculpas ou rastejemos, mendigando compreensão.
Por vezes, este sentimento no impele a uma interioridade profunda, a um rebate de consciência, a uma análise de nosso carácter. Tenho para mim, que o remorso é o único estado de espírito que nos ajuda a definir o nosso carácter, a nossa escala de valores, já que cria em nós um processo de auto-critica, que até pode sêr quase destrutiva.
O remorso, abre a consciência, fomenta a reflexão, e a humildade.... ele é um castigo que aceitamos, e até por vezes fazemos com que seja implacável para com nós mesmos.
Remorso dá insónia, dá culpa, faz-nos sentir pequenos, por vezes despreziveis, pois a sensação de imperdoável nos assola o coração.
Quem sente remorso, pode mostrar carácter, princípios morais, mas nunca será uma prova de amor. Remorso é algo que sentimos, e pela qual reclamamos perdão, compreensão...e não deve sêr entendido como prova de amor.
Ficamos abalados, e com a sensação de danos causados que sabemos irrecuperáveis, e, isso nos faz sentir muito mal, desamados, nos coloca a auto-estima em baixo.
Podemos sentir remorso por danos físicos causados, ou por afectos perdidos, mas não deixa de sêr uma situação desconfortável.... porque implica humildade na atitude, humildade no pensamento, e garanto que remorso nunca foi e não é cobardia, ou fraqueza, mas sim gesto de nobreza, mas nunca amor.!
A sensação de termos afectado de uma forma ou de outra alguém, intencionalmente, injustamente, é algo que nos faz sentir mesquinhos, com a sensação de não perdão.
A mágoa, quiçá a vergonha, acompanham sempre este estado de alma, que é muito penoso.
O remorso é a mutilação do coração, do corpo, a vergonha da alma, e quando temos razoes para ter remorsos, é porque até nós próprios reconhecemos que estivemos mal, e que só a compreensão, que não o perdão, ajuda a vencer.
Nem o amor, nem a maior das razões justifica justifica o remorso.
Tal como as Desculpas, os remorsos evitam-se, e para isso basta sermos sensatos e medir sempre que possível a consequência dos nossos actos.
Não aos remorsos, porque eles são "devoradores" da nossa auto-estima.
---------------------
R E M O R S O
Às vezes uma dor me desespera....
Nestas ânsias e dúvidas em que ando,
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo que perdi na primavera.
Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah ! Mais cem vidas ! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando !
Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude.
Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse
Olavo Bilac